Burghard Baltrusch: «Walter Benjamin, “A Tarefa do Tradutor” (recepção e traduções)»

No âmbito das Jornadas DEGE 2024 (em colaboração com GAPS / CEHUM)

22 de março de 2024

10.00 hrs (Ed.5 – ELACH, Sala 2.14)

Burghard Baltrusch*

Walter Benjamin: “A Tarefa do Tradutor” (recepção e traduções)

Esta palestra propõe uma análise aprofundada da recepção e das múltiplas traduções (para as línguas românicas e o inglês) do ensaio seminal de Walter Benjamin, “Die Aufgabe des Übersetzers” [A Tarefa do Tradutor], cujo centenário de publicação foi celebrado em 2023. Este texto representa um marco na teoria hermenêutica contemporânea da tradução literária, permanecendo como objecto de incessante debate e (re)tradução. Durante a apresentação, serão apresentados alguns exemplos concretos provenientes de traduções recentes para diversas línguas, enfatizando alguns dos aspectos filosóficos e poéticos fundamentais delineados por Benjamin neste ensaio.

Baltrusch, B. (2010a). Translation as Aesthetic Resistance: Paratranslating Walter Benjamin. Cosmos and History: The Journal of Natural and Social Philosophy, 6(2), 113-129.

___ (2010b). O anxo da tradución: sobre a teoría da tradución crítica de Walter Benjamin. Viceversa – revista galega de tradución, 13, 105-133.

___ (2018). Sobre Tradutibilidade e Intradutibilidade em Walter Benjamin. Cadernos de Tradução, 38(2), 32-60.

*Burghard Baltrusch é professor associado com agregação na Universidade de Vigo, onde dirige a I Cátedra Internacional José Saramago. Coordena o grupo de investigação BiFeGa e o Programa de Doutoramento Interuniversitário em Estudos Literários. É colaborador do Interuniversity Centre for Research on Atlantic Landscapes and Cultures das três universidades galegas, do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da UP, e do grupo Estudos Humanísticos em Migrações & Marginalização do CEHUM. A sua investigação centra-se nas obras de Fernando Pessoa e José Saramago, na poesia actual e na filosofia da tradução. É investigador responsável do projecto “Poesia actual e política II: conflito social e dialogismos poéticos”, financiado pelo Ministério de Ciência e Inovação da Espanha. Recentemente, coeditou o livro A Responsability to the World: Saramago, Politics, Philosophy (Berlin: Frank&Timme 2023). As suas publicações estão disponíveis em https://uvigo.academia.edu/BurghardBaltrusch.