XVI Jornadas de Cultura Alemã (25 anos de Estudos Germanísticos na UMinho)
Lugares de Passagem: memórias de Portugal (s)em língua alemã
Org.: DEGE em cooperação com parceiros
Lugar: Campus de Gualtar, UMinho
Data: 11 a 18 de abril de 2016
Inseridas na temática geral do programa comemorativo Caminhos, esta iniciativa inclui comunicações, um ciclo de filmes e uma exposição, dedicados às relações luso-alemãs, focadas, este ano, nas memórias de Portugal por viajantes, exilados e refugiados vindos de países de língua alemã, e na questão da transmissão desta memória através da língua (língua alemã / portuguesa / outra). Lugares de passagem sempre suscitam interrogações sobre identidade, pertença, pátria.
As jornadas iniciam-se com:
▶ Exposição: As Crianças Cáritas, entre a Áustria e Portugal (1947-1958)
(13 de abril a 3 de maio de 2016)
Lugar: Biblioteca Geral, Campus de Gualtar, Universidade do Minho, Braga
Quarta-feira, dia 13 de abril
Biblioteca Geral da Universidade do Minho (B-Lounge), Campus de Gualtar
11h30: Inauguração da exposição, pelo Sr. Embaixador da Áustria Thomas Stelzer e apresentação do projeto por Ingo König (Embaixada da Áustria), com testemunhos de antigos Crianças Cáritas
A exposição tem como objetivo manter viva a lembrança das mais de 5.500 crianças austríacas que, entre 1947 e 1958, foram acolhidas por famílias e instituições portuguesas no quadro de uma ação da Cáritas. Escapando, assim, durante algum tempo, à miséria de uma pátria devastada pela guerra, encontraram em Portugal guarida e afeto. Uma vez em Portugal, os pequenos austríacos, que pouco mais possuíam que a roupa que vestiam, foram entregues às suas famílias anfitriãs. Muitas crianças regressaram, outras ficaram, tornando-se portuguesas. Os contactos calorosos entre as crianças Cáritas, entretanto adultas, e as suas famílias portuguesas perduraram ao longo das décadas e das gerações, constituindo uma forte corrente de amizade entre a Áustria e Portugal.
com apoio de:
▶ Colóquio, quarta-feira, dia 13 de abril, Auditório B2 (CP2), 14.30 hrs:
14h30—Abertura
15h00— Maria de Lurdes Godinho (Instituto Politécnico de Leiria)
Em busca do paraíso perdido – Portugal como espaço da memória europeia na obra da escritora suíça Annemarie Schwarzenbach (1940-1942)
15h45—Isabel Lopes Cardoso (CHAIA / Universidade de Évora)
Hein Semke. De Hamburgo a Lisboa: vir, voltar e ficar
16h30— Gonçalo Vilas-Boas (Universidade do Porto)
As viagens de Hugo Loetscher por Portugal
17h15— Encerramento
com apoio de:
▶ Recordação do Prof. Erwin Koller († 18 de abril de 2010), Diretor do Departamento de Estudos Germanísticos 1993 – 2004.
▶ Publicação da 25ª edição da Revista Einfall
[aberta a contributos de todos os estudantes em processo de aprendizagem do alemão]org. Natália Nunes (DEGE), apoio BabeliUM